Flacidez

A flacidez tecidual ou tissular acontece quando a pele fica flácida, frouxa; já a muscular quando os músculos se encontram de uma maneira “mole”, não tonificada.

A pele geralmente está sobreposta ao músculo e acompanha a tonicidade do mesmo. Se o músculo está flácido, a pele também parece flácida, porém se a pele está flácida e o músculo tonificado, então a aparência não é tão evidente. A pele tem um tecido e o músculo é outro. O músculo espessa ou “cresce” conforme os exercícios, já a pele não.

Para descobrir que tipo de flacidez está ocorrendo é só seguir a seguintes dicas:

• Flacidez Dérmica: 
com os dedos polegar e indicador em forma de pinça, aperte e estique o bumbum. Se quando soltar a pele voltar ao normal e ficar esticada, não há flacidez dérmica. Mas se demorar a normalizar, a flacidez está presente.

• Flacidez Muscular: contraia a musculatura da área. Se o músculo apresentar mobilidade e contornos não definidos, isso é sinal de flacidez.

HIPOTONIA DÉRMICA OU FLACIDEZ CUTÂNEA

O envelhecimento da pele se dá de duas formas, intrínseca e extrínseca. Existem muitas teorias publicadas que tentam explicar ou justificar o processo de envelhecimento e o órgão no qual ele mais se evidencia é na pele ocorrendo de maneira gradual.

O que se passa é que o colágeno, componente fundamental do tecido conjuntivo torna-se gradualmente mais rígido, e a elastina outro componente do mesmo tecido, vai perdendo sua elasticidade natural devido a redução do número de fibras e de outros componentes. Com o envelhecimento, a pele apresenta redução da espessura das fibras elásticas e do colágeno; enquanto as primeiras ficam mais amorfas as últimas afinam-se.

HIPOTONIA MUSCULAR OU FLACIDEZ MUSCULAR

A hipotonia muscular refere-se à diminuição do tônus muscular, estando o músculo pouco consistente.

O músculo, mesmo em repouso, possui um estado permanente de tensão que é conhecido como tono ou tônus muscular. O tônus muscular está presente em todas as funções motrizes do organismo como o equilíbrio, a coordenação, o movimento, entre outros.

Após a terceira década de vida, inicia-se uma progressiva e contínua perda de massa muscular esquelética, e a maior parte da perda é substituída por gordura.

Quanto à flacidez muscular, um dos fatores que a ocasionam é a falta de exercícios físicos, pois quando os músculos não são solicitados adequadamente, suas fibras se atrofiam. O sedentarismo é considerado um dos fatores mais frequentes para o seu aparecimento, seguido pela perda de massa muscular e aumento do depósito de gordura. Esses processos são decorrentes do envelhecimento fisiológico. Indivíduos que permanecem muitas horas sentados e não praticam atividades físicas adquirem flacidez muscular, que podem ser acompanhadas de flacidez cutânea.
Não há dúvidas: fazer exercícios com peso, enrijece os músculos e tonifica a pele, melhorando muito os casos de flacidez. Com exceção de alguns casos onde a flacidez é muito acentuada (como na pessoa que emagrece muito e rápido, sem fazer exercícios, ou após uma gravidez em que a mulher engordou demais) se torna necessário recorrer à cirurgia plástica. 

Aqui na Clinica Folha Verde temos excelentes tratamentos para o combate das flacidez tissular e muscula, agende sua avaliação é gratuita, (19) 3841-2186